segunda-feira, 27 de julho de 2015

E.M.Nereu Sampaio – 3ª CRE – 2015.


Goalball

Ao contrario de muitos esportes que tem origem no esporte olímpico e passam por adaptações, o goalball foi criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual – cegas ou com baixa visão.
Sua origem vem do ano de 1946, na Alemanha, criado pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindle como forma de reabilitação de veteranos das duas Grandes Guerras Mundiais.

Goalball no Jogos Paralímpicos
Quase 30 anos depois de ser criado, o esporte foi apresentado ao cenário internacional nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg em 1972.
Na edição seguinte, realizada quatro anos depois em Toronto, no Canadá, entraram oficialmente na disputa, apenas para homens – as mulheres passaram a fazer parte em 1984, quando a competição teve como sedes: Nova Iorque e Stoke Mandeville, na Inglaterra.

Principais Regras
No goalball, dois times com três atletas cada, lançam bolas um contra o outro, alternadamente, com o objetivo de marcar gols no adversário. Apesar da diferente classificação visual dos atletas, todos competem juntos e vendados para que ninguém fique em desvantagem.
- O espaço do jogo é do mesmo tamanho de uma quadra de vôlei (18 metros de comprimento por 9 de largura).
- As metas, que ficam na linha de fundo de cada lado, medem 9m de largura por 1m30 de altura.
- Cada metade da quadra é dividida em três áreas de 3x9 m:
            - área de orientação;
- área de ataque ou lançamento;
- área neutra.
Principais Regras
Cada time não pode invadir a parte do adversário, e tem apenas o seu espaço para lançar a bola rasteira ou quicando, tendo obrigatoriamente que tocar o chão de sua metade antes de atingir a outra.
Já os jogadores do time que está se defendendo podem deitar no chão para tentar cobrir todo o gol, também dentro de uma área limitada, e tem o posicionamento orientado por linhas táteis – barbantes presos com fita adesiva.
A bola oficial tem um tamanho semelhante à de basquetebol, mas sem câmara de ar interna. Ela possui guizos dentro dela e, na parte de fora, orifícios que potencializam o barulho, para que os jogadores se orientem.
Alem de arbitrar a partida, no goalball os árbitros têm a função de comandar o jogo, narrando à ação dos participantes.
As partidas são disputadas e dois tempos de 12 minutos, com três de intervalo. Quando uma equipe abre dez gols de vantagem, o confronto é encerrado imediatamente, não importando o tempo de partida.